Tudo que você precisa saber sobre PH dos Shampoos!

Ultimamente, o mercado de cosméticos tem crescido exageradamente, e com ele,  lançamentos de novos produtos e muitas novidades, mas é preciso estar atenta aos detalhes importantes.

Com certeza você já deve ter visto na embalagem de alguns shampoos, informações sobre o PH, por isso quero falar um pouquinho sobre esta “sigla” para que você escolha o produto ideal de acordo com seu tipo de cabelo.

O pH é a sigla para “potencial hidrogeniônico”, O pH é a sigla para “potencial hidrogeniônico”, uma régua que mede a faixa de acidez ou alcalinidade de um produto. Essa régua vai de zero a 14, onde quanto mais próximo de zero, maior a acidez e quanto mais próximo de 14, maior a alcalinidade. O pH 7,0 denota uma faixa de neutralidade, não sendo nem ácido, nem alcalino.

Podemos consideram que o PH ideal, fica em torno de 4,5 -5,0 para os shampoos. Ele permite a abertura da cutícula sem ressecar os fios. Já os condicionadores e máscaras de hidratação devem ter sempre PH inferior ao do shampoo para poder fechar a cutícula e, claro, hidratar. Por isso a importância de usar shampoos e condicionadores da mesma linha, isto garante que o PH dos dois estará equilibrado para fechar a cutícula.

escala phPodemos considerar que quanto mais alcalino o PH de um produto (Acima de 7 na escala), mais a cutícula do cabelo será aberta, um bom exemplo são os Shampoos anti-resíduo que possuem PH alcalino, pois só assim conseguem promover a limpeza profunda dos fios. Produtos de transformação como alisamentos e progressivas, também são alcalinos, pois promovem a abertura total da cutícula para penetração dos ativos responsáveis pelas alterações nos fios.

PH´s muito altos e alcalinos podem  danificar o cabelo, se exposto a um PH próximo a 13, O fio chegar a se dissolver.

Já os produtos de PH ácido (Inferiores a 7 na escala), são considerados hidratantes, pois tem a propriedade de fechar a cutícula e reter o tratamento e a cor(no caso de tinturas).

Produtos de PH ácidos são indicados para o uso logo após procedimentos químicos, pois selam a cutícula que foi aberta.
tabela ph

 O ideal é que o shampoo esteja na faixa mais próxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente ácido para realizar a neutralização das cargas estáticas e assim facilitar para pentear os fios.

Quando as escamas do cabelo estão seladas, os fios ganham aspecto saudável, macio e brilhante.cuticulaOutra dica importante, é ficar atenta ao PH dos produtos infantis, muitas vezes as consumidoras compram acreditando que o PH dos mesmos é neutro. Sim, é. É neutro em relação ao PH do couro cabeludo dos pequenos que gira em torno de 7,5. Para um adulto, este PH é alcalino. Resultado: Cabelos secos, ásperos e sem brilho, por isto a importância de usar produtos profissionais pois vem especificado o ph do produto.

 

marina

Espero que tenham gostado das dicas!

Daremos continuidade sobre Ph no próximo post, espero que estejam gostando!

Um hiper beijo e até o próximo!

Bjus

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s