Tudo que você precisa saber sobre Reconstrução Capilar

Olá pessoal, tudo bem?!

A reconstrução capilar é um dos tratamentos mais procurados nos salões de beleza, tendo como função promover um tratamento profundo nos cabelos danificados, devolvendo os seus nutrientes para que recuperem o brilho e saúde, mesmo depois de terem recebido química como as tinturas e escovas progressivas. Aprenda abaixo, mais informações sobre o que é e como fazer reconstrução capilar.

O Que é a Reconstrução Capilar?

download (1)

A reconstrução capilar também pode ser conhecida como botox ou reposição de massa, e se caracteriza por ser uma técnica desenvolvida para tratar profundamente os cabelos que estão danificados, o que geralmente ocorre depois de sofrerem muitos processos químicos. Apesar de agir nas camadas mais profundas dos fios, a reconstrução capilar não é um tratamento invasivo e não oferece riscos para a maioria das mulheres.

Basicamente, pode-se dizer que a reconstrução capilar tem como objetivo principal devolver as propriedades naturais dos cabelos, além de reparar as fissuras que ocorrem nos fios por causa da tintura ou o excesso de calor e reestruturar a fibra capilar, deixando as madeixas mais fortalecidas e resistentes às agressões que sofrem no dia a dia.

Para Quais Casos a Reconstrução Capilar é Indicada?

Uma das principais habilidades que um bom Profissional deve ter é saber identificar quais são os problemas dos cabelos das clientes e posteriormente indicar o tratamento mais indicado. Portanto, veja a seguir, em quais casos a reconstrução capilar é indicada:

1) Para Cabelos Danificados Por Processos Químicos

A reconstrução capilar é indicada principalmente para os cabelos danificados por processos químicos como, por exemplo, tinturas, reflexos, mechas, escovas progressivas e definitivas, entre outros que utilizam substâncias que são capazes de modificar o estado natural dos cabelos, mas têm como consequência retirar as propriedades naturais dos fios. O ideal é que os cabelos sejam hidratados antes e depois de receberem um procedimento químico, mas quando isso não acontece, a tendência é que os fios fiquem bem fracos, sem brilho, sem elasticidade e quebradiços.

2) Para Cabelos Destruídos Pelo Excesso de Calor

Os cabelos que sofrem com o excesso de calor também são destruídos e carecem de uma reconstrução capilar para serem recuperados por completo. O excesso de calor é a agressão mais comum nos cabelos femininos, pois a maioria das mulheres costuma fazer o uso quase que diário de secadores e chapinhas.

Os aparelhos de secar e alisar os cabelos trazem muita praticidade para o dia a dia, mas quando são usados em excesso e sem os tratamentos que amenizam as suas consequências, o cabelo acaba perdendo muita água, ficando extremamente seco e desidratado, além de desenvolver pontas duplas.

3) Para Cabelo Desidratados

A desidratação dos cabelos é um problema pelo qual todas as mulheres passam, independente de realizar processos químicos nas madeixas ou não. Afinal de contas, basta ir para a praia no final de semana e expor ao sol por bastante tempo para que os fios já percam nutrientes e desidratem.

Os cabelos desidratados são os mais fáceis de um Profissional identificar, uma vez que a estrutura externa dos fios fica bem danificada, como uma textura áspera, totalmente sem brilho, sem vitalidade, quebradiça, com pontas duplas e desbotada. A desidratação pode ser resolvida com a reconstrução capilar aplicada continuamente.

4) Para Cabelos Que Sofreram Danos Psicofísicos

A reconstrução capilar é muito indicada para o cabelo das pessoas que sofreram danos psicofísicos, ou seja, que são oriundos de problemas de saúde como, por exemplo, doenças graves, cirurgias e até mesmo o tabagismo, que interferem no desenvolvimento das madeixas, deixando-as muito frágeis ao longo do tempo.

Quem Pode Fazer a Reconstrução Capilar?

download (2)

A princípio, a reconstrução capilar é um procedimento bem democrático, que pode ser feito por todas as pessoas, pois é composta por substâncias que não são invasivas, correndo bem menos riscos de provocar reações indesejadas e que coloquem em risco a saúde das suas clientes.

No entanto, a reconstrução não é indicada para mulheres grávidas ou que estão amamentando, e pessoas que tenham alergias. O ideal é que antes de aplicar a reconstrução capilar no cabelo da cliente, o Profissional realize um teste, passando as substâncias em uma mecha e no couro cabeludo e aguarde até 24 horas para observar se haverá alguma reação. Caso o teste seja positivo, o procedimento pode ser feito normalmente.

Esse cuidado a mais demonstra sua preocupação com a sua cliente e ela se sentirá bem tratada e querida por você.

Quais São os Benefícios da Reconstrução Capilar?

Não basta apenas aplicar a reconstrução capilar, o profissional também deve instruir as suas clientes sobre as vantagens que este procedimento pode oferecer para os seus fios. Acompanhe a seguir, quais são os benefícios da reconstrução capilar para os cabelos danificados:

1) A Reconstrução Capilar Nutre e Fortalece o Cabelo 

Ela tem o poder de nutrir e fortalecer o cabelo, uma vez que utiliza substâncias ricas em nutrientes e vitaminas, que penetram em todas as camadas dos fios e reabastecem as suas propriedades naturais, deixando-os bem mais fortes, resistentes e com elasticidade e menos frágeis aos procedimentos que passam no cotidiano.

2) A Reconstrução Capilar Tira o Efeito Arrepiado dos Cabelos 

Os as substâncias utilizadas para fazer a reconstrução capilar se caracterizam por ter agentes químicos que têm uma ação antitérmica, que amenizam os efeitos da umidade dos ambientes e consequentemente diminuem o frizz. Isso acontece, porque a proteína da seda e do silicone que estão na fórmula conseguem fechar a cutícula dos fios, fazendo com que fiquem protegidos dos elementos externos.

3) A reconstrução Capilar Previne Doenças Capilares

A primeira etapa da reconstrução capilar consiste na execução de uma higienização profunda, que desempenha o papel de acabar com todas as seborreias e caspas presentes no couro cabeludo. Os produtos utilizados na reconstrução capilar também possuem ômega 6, que contribui para com a redução da oleosidade dos fios e evita o aparecimento de bactérias e fungos, agindo na prevenção de doenças capilares.

4) A Reconstrução Capilar Hidrata e Dá Brilho Para o Cabelo 

Um dos melhores benefícios da reconstrução capilar é hidratar e dar brilho ao cabelo, pois a técnica é aplicada com substâncias ricas em minerais, que reparam os fios profundamente. Durante este procedimento, os cabelos recebem uma carga de aminoácidos e proteínas, que hidratam as estruturas internas e externas dos fios. 

5) A Reconstrução Capilar Pode Ser Feita em Todos os Cabelos

A reconstrução é um procedimento muito democrático porque pode ser feito em todos os tipos de cabelos, desde lisos e curtos até crespos e compridos, independente da cor natural ou artificial. Ah, vale lembrar, que a reconstrução capilar não é uma exclusividade dos cabelos tratados quimicamente, pois ela também pode ser feita em madeixas virgens, que nunca receberam química. 

6) A Reconstrução Capilar é Um Procedimento Rápido

É um procedimento ótimo para aquelas clientes do salão que vivem na correria e têm pouco tempo para cuidar das suas madeixas, pois tem uma duração máxima de 30 minutos. A reconstrução capilar é dividida em apenas 3 etapas, que são a higienização, reconstrução e selagem térmica.

7) A Reconstrução Capilar Tem Durabilidade

Além de ser rápida e fácil de fazer, a reconstrução capilar também tem uma boa durabilidade, evitando que a cliente tenha que refazer o tratamento toda a semana. Se a pessoa tomar todos os cuidados necessários com os seus fios, em média, a tendência é que os efeitos da reconstrução durem até 4 meses.

Como Funciona a Reconstrução Capilar?

images (8)Qual a diferença entre o tratado e o danificado? rsrsrs

Entender como a reconstrução capilar funciona é bem simples e essencial para aplicá-la corretamente. Por isso, comece sabendo que o procedimento é dividido em 3 etapas, que são a higienização, a reconstrução e a selagem térmica. Em primeiro lugar, é realizada a lavagem dos fios com um shampoo anti-resíduos.

A segunda etapa da reconstrução capilar se dá através através da aplicação dos produtos para fazer a reconstrução dos fios, que são fixados em cada mecha. Por fim, a terceira etapa da reconstrução capilar é a selagem térmica, em que o cabelo é secado e escovado com o secador e posteriormente é feita a chapinha para garantir a fixação dos produtos nas madeixas.

Cuidados Antes de Fazer a Reconstrução Capilar:

Para que os resultados da reconstrução capilar sejam os melhores possíveis, o Profissional deve tomar alguns cuidados com o cabelo das clientes antes e depois do procedimento. Portanto, antes de aplicar a reconstrução, o profissional tem que equilibrar o pH dos fios, uma vez que as madeixas danificadas têm um pH alcalino, sendo que o normal é estar entre 4,5 e 5,5, que é ácido e comum.

Para abaixar o pH do cabelo, é necessário tem usar um produto hidratante que tenha um pH entre 4,5 e 5,5, nunca é indicado usar substâncias que tenham um pH menor que 3,5 e 3,0, pois ela vai desestabilizar ainda mais os fios.

Como Fazer a Reconstrução Capilar:

A reconstrução capilar é um procedimento simples de fazer, mas é necessário executar todos os passos corretamente para não danificar o cabelo das suas clientes. Veja a seguir, o passo a passo de como fazer:

1) Lave o Cabelo: Para dar início à reconstrução capilar, deve-se lavar o cabelo da cliente, utilizando um shampoo anti-resíduos para fazer uma limpeza profunda. Neste prrocesso, é necessário massagear bem o cabelo e o couro cabeludo, deixando a substância agir por 3 minutos e posteriormente enxaguando normalmente.

2) Lavar o Cabelo Com Shampoo Reconstrutor: Após retirar todas as sujeiras do cabelo, é preciso lavá-lo novamente com shampoo reconstrutor, algumas das marcas desta substâncias são a Acquaflora e Lola Argan Pracaxi.

Nesta etapa, massageie as madeixas novamente e aguarde mais 3 minutos, depois é só enxaguar bem.

3) Aplicar a Máscara Reconstrutora no Cabelo: Para fazer a reconstrução capilar, você deve aplicar a máscara reconstrutora no cabelo da cliente. Nesta fase, é preciso separar os fios em mechas finas e passar a substância, massageando desde o couro cabeludo até as pontas. Deixe o produto agir por 20 minutos. Algumas das melhores marcas para esta atividade são a Elseve, Lola Dream, Absolut Repair e Cadiveu.

4) Enxaguar o Cabelo: Depois de aguardar o tempo determinado para a substância reconstrutora agir nos fios, o profissional deve enxaguar o cabelo normalmente. Faça esta etapa com cuidado para retirar todos os resquícios do creme que estão concentrados no couro cabeludo e nos fios, pois do contrário, se houver alguma sobra, as madeixas vão ficar com uma textura dura e não surtirão o efeito desejado.

5) Fazer a Selagem do Cabelo: Para finalizar a reconstrução capilar, você tem que fazer a selagem do cabelo. Por isso, aplique um creme selante ou um protetor térmico do tipo Felps Selagem, que deve ser espalhado de modo uniforme em todos a extensão do cabelo. Por fim, é feita uma escova com o secador e uma chapinha para selar os fios.

Cuidados Com o Cabelo Depois da Reconstrução Capilar:

Reconstrução Capilar: um procedimento necessários aos cuidados com os cabelos

Para garantir um resultado mais eficiente e duradouro da reconstrução capilar, é preciso orientar a cliente a tomar determinados cuidados após fazer o procedimento no seu cabelo. Sendo assim, deixe claro que o tratamento continua em casa, cuidando principalmente da lavagem, usando shampoos, condicionadores e máscaras hidratantes que façam a reposição da massa e que tenham pH entre 3,5 e 4,5, para evitar que os fios se danifiquem novamente.

Além disso, no primeiro mês após a aplicação da reconstrução capilar, a pessoa também tem que evitar fazer novos procedimentos químicos como, por exemplo, escovas progressivas, tinturas e/ou descoloração, bem como reduzir o uso de secadores e chapinhas. Estes cuidados devem ser tomados até que os fios fiquem completamente reconstruídos e saudáveis. Também vale lembrar, que a reconstrução capilar não deve ser feita em menos de 2 meses de intervalo para não prejudicar o cabelo.

A reconstrução capilar é um ótimo procedimento para o Profissional da Beleza fidelizar suas clientes. Além de ser um procedimento rápido e que deixa um efeito fantástico, com as orientações que passamos acima você tem argumentos de sobra para dar para a sua cliente porque ela deve fazer a reconstrução periodicamente, isso pode ajudar inclusive a fornecer a ela os produtos adequados para os cuidados com os fios depois do procedimento. Pense nisso!

Gostou do artigo? Sim? Não? Deixe seu comentário abaixo. Críticas e elogios são ambos muito bem vindos.

Fonte: Internet

Anúncios
Esse post foi publicado em Beleza. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s